Sobre a Codemig

Codemig: Minas cresce com a gente

A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais – Codemig, conhece bem as riquezas do nosso Estado. Transformá-las em oportunidades de investimento e desenvolvimento econômico é o seu objetivo.

Criada no ano de 2003, a partir da alteração da denominação social da Comig e da incorporação da CDI-MG e da Turminas, a Codemig é uma empresa pública, constituída na forma de sociedade anônima, controlada pelo Estado.

Ela integra o sistema liderado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais e atua em conjunto com BDMG, Cemig, Gasmig, Indi e Jucemg.

O foco da atuação da Codemig é promover o desenvolvimento econômico de Minas, atrair e gerar bons negócios, aumentando assim a competitividade do Estado. Para isso, trabalha em parceria com instituições públicas e com o setor privado em vários empreendimentos. A Codemig tem uma atuação diversificada, com destaque para a mineração e prospecção de gás natural. Atuando também turismo, hotelaria, centros de feiras e exposições, águas minerais, áreas industriais, infraestrutura e logística. Grande parte da receita gerada pelos negócios da Codemig é investida em projetos, obras e serviços que proporcionam melhoria da infraestrutura e novas oportunidades de investimentos.

Uma das suas principais fontes de recursos é a mineração. Além da exploração de minérios, gás natural e águas minerais, a Codemig investe na geração de informações geológicas e aerogeofísicas para ampliar ainda mais o conhecimento sobre o potencial mineral de Minas Gerais, o maior Estado minerador do país.

O turismo é outra área em que a empresa se destaca. A Codemig é responsável pela manutenção e administração de hotéis históricos, parques e balneários, que têm relevante papel econômico e social para as cidades onde estão localizados. Para valorizar esse rico patrimônio de Minas, cuja gestão é fruto de parcerias públicas e privadas, diversos investimentos são realizados. O turismo de negócios e eventos é mais uma importante atividade da Codemig. O Expominas Belo Horizonte, junto com os Expominas Juiz de Fora, Teófilo Otoni, Araxá e São João Del Rei, em implantação, concorrem para que o turismo em Minas não seja apenas uma fonte de lazer e saúde, mas também um grande negócio que gera renda, trabalho e bem-estar social. A Estação da Cultura Presidente Itamar Franco é outro investimento da Codemig que, abrigando as emissoras de rádio, tv e uma das mais modernas salas de concertos sinfônicos do mundo, contribui para inserir ainda mais o Estado no circuito turístico e cultural internacional.

Promover o crescimento em todo o Estado, explorando as potencialidades de cada região, é uma meta da Codemig. Para isso, ela estimula a atração de novas empresas e o fortalecimento das áreas industriais.

No setor de infraestrutura, a Codemig investe em importantes projetos que promovem melhorias nas rodovias mineiras e contribuem com a mobilidade urbana.

Uma obra de grande destaque realizada com 100% de recursos da Codemig foi a construção da Cidade Administrativa, atual sede do Governo de Minas. Entre os benefícios gerados com a sua implantação, estão a maior eficiência da administração estadual e o crescimento da porção norte da Região Metropolitana.

Todos esses investimentos têm o compromisso com o desenvolvimento econômico do Estado e com o bem-estar social de todos os mineiros.

Afinal, a Codemig valoriza o que Minas tem de melhor: seu potencial para crescer.

Para saber mais acesse: www.codemig.com.br


Mapeamento Geológico

Os projetos de mapeamento geológico de Minas Gerais concentram as informações mais completas e precisas já produzidas no Estado.

saiba mais

Publicações

Aqui você encontra publicações em pdf dos projetos Ardósia, Rochas Ornamentais e História Geológica do Oeste Mineiro.

saiba mais